Notícias

Aberta a 9ª Primavera dos Museus

A estação das flores também marca a abertura da 9ª Primavera dos Museus, evento que ocorreu nesta segunda-feira (21/09), no Museu Getúlio Vargas. A primeira atração da programação foi a palestra de Ronaldo Müller, idealizador do Caminho das Missões. A 9ª Primavera dos Museus ocorre em todo território nacional, e este ano tem o tema “Museus e Memórias Indígenas”.

Na ocasião, abriu o evento a professora Eva Moraes, responsável pelo Museu do Getúlio Vargas, que destacou toda a programação elaborada pela Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Eventos abrange atividades nos três museus municipais; Apparício Silva Rillo, Casa/Memorial João Goulart e o Getúlio Vargas.

O Museu Getúlio Vargas ainda conta com a exposição de peças do Grupo de Artesanato Missões. Trata-se de peças de vidro, madeira, tecidos e couro com a temática indígena retratando a cultura Tupi-Guarani. Fazem parte do Grupo Artesanato Missões a maioria das cidades da região das Missões. O visitante poderá levar uma lembrança como a Cruz Missioneira, a Coruja ave símbolo das Missões, e outros objetos com a grafia indígena representado o Sol Jesuítico, a Ave Maria e a Voluta Barroca, que representa a união dos povos.

O prefeito Farelo Almeida convida a população a prestigiar as atividades no domingo (27/09) que começam a partir das 18 horas bem como, a participar do show de encerramento da 9ª Primavera dos Museus, com o cantor missioneiro Pedro Ortaça no Museu Getúlio Vargas.

 
 

Prefeitura vai aderir a paralisação dos municípios do RS

Na próxima sexta-feira (25/09), a Prefeitura de São Borja vai aderir a paralisação dos municípios do Rio Grande do Sul. Com o tema “Movimento do Bolo Tributário e da Crise Financeira dos Municípios”, o ato objetiva chamar a atenção da sociedade sobre a grave situação da crise financeira das prefeituras e busca a elaboração de um novo Pacto Federativo, com uma distribuição mais justa do bolo tributário.

Segundo a Famurs, em 2015, os municípios sofrerão um prejuízo de R$ 776 milhões nos repasses do ICMS e do FPM. Atualmente, apenas 18% das receitas do bolo tributário são destinadas para as prefeituras, sendo que a União fica com 57%, e os Estados recebem 25% do bolo.

O prefeito Farelo Almeida assinou o Decreto nº 16092, que declara ponto facultativo nas repartições públicas das 10h30min às 13h30min. Os serviços de educação, atividades escolares, transporte escolar e merenda escolar, bem como os serviços de saúde, atendimento nos postos de saúde e emergências e ainda o serviço de limpeza urbana, funcionarão normalmente nos horários e locais habituais.