Notícias

Atração beneficente da Festa da Música arrecadou mais de 5 toneladas de alimentos

Primeira atração da Festa Nacional da Música, o show gospel embalou a cidade de Canela (RS) na tarde deste domingo (18). Com a apresentação de grandes nomes da música cristã, o Centro de Feiras da cidade recebeu cerca de 7 mil pessoas e arrecadou mais de 5 toneladas de alimentos não perecíveis, coletados como ingresso.

Uma programação diferenciada foi elaborada pelo Conselho Municipal do Idoso com o apoio da secretaria da Assistência Social e Habitação em comemoração ao Dia do Idoso, 1º de outubro. De 23 de setembro a 2 de outubro será realizada a Semana Municipal do Idoso, com a finalidade de proporcionar a integração entre a terceira idade, por meio de atividades como palestras, teatro, missa, exercícios físicos, bailes, exames preventivos e outras ações de promoção a saúde.
O objetivo é sensibilizar a comunidade para as questões do envelhecimento e valorizar o pensar nessa crescente parcela da população.
No dia 23, quarta-feira, ocorrerá no Centro de Convivência – Travessa Rui Cunha, 45, às 13h30min, a peça “O Patinho” de Cleiton Brandão.
Já no domingo (27), domingo - acontece a Missa de abertura ofical à Semana do Idoso, na Capela do Oásis Santa Ângela, às 10 h e, às 18 hs, na Catedral de Pedra realizar-se- á a Missa alusiva ao evento.
De acordo com a secretária da Assistência Social e Habitação, Solange Aguiar, a programação alusiva à data atende a demanda de pedidos elaborados pelos próprios idosos.
" Nosso intuito é favorecer a visão global do envelhecimento, com momentos de descontração, colocando o idoso em contato com as diferentes questões que podem otimizar seu envelhecimento e promover sua melhor qualidade de vida” ressaltou a secretária, Solange Aguiar.

História:
O Dia Internacional do Idoso foi instituído em 1991 pela Organização das Nações Unidas e é comemorado no dia 1º de outubro, com a proposta de sensibilizar mundialmente a sociedade para as questões do envelhecimento.
No Brasil, esta data é marcada pela conquista do Estatuto do Idoso, instituído em 2003, documento que regulamenta os direitos da pessoa idosa com objetivo de fortalecer esta crescente parcela da população, garantindo, assim, o seu pleno exercício da cidadania.
Confira a programação: