Abertura do Galpão Farroupilha 2017 em Condor

Abertura do Galpão Farroupilha 2017 em Condor

Condor
Typography

Na quarta-feira (13/09) a noite ocorreu no espaço público da Rua do Lazer coberta ao lado da Praça central Pedro Gaertner em Condor, abertura oficial do Galpão Farroupilha alusivo às comemorações da semana Farroupilha de 2017 no município.

Com objetivo de cultuar o tradicionalismo, resgatando o legado e identidade do gaúcho, seus valores, ideais, pensamentos, objetivos e sonhos para novas gerações.  Neste ano a chama crioula comemora 70 anos, símbolo máximo da cultura gaúcha, uma ideia que nasceu, cresceu, multiplicou-se, deixou de ser um pensamento para ser uma ação coletiva com o ditado popular “a chama crioula se queima as diferenças”.  Em 2017 os festejos tradicionalistas no estado têm como tema “‘resgatando os legados de 47 – 70 anos da chama crioula e do grupo dos 8”.

O cerimonial oficial foi coordenado por João Luiz Lopes Secretário da Administração, constando no protocolo as autoridades e dirigentes de entidades, execução do hino nacional, canto do hino Rio-grandense pelo Prof. Valter Vas Jr, oficineiro de música do CRAS, entrega da centelha da Chama Crioula ao CTG Tropeiro da Liberdade, pronunciamentos, benção pelo Pr. Alcione Giovanella representando o COMEC, celebração gaúcha pelos alunos da Escola Municipal Castelo Branco (Mambuca) coordenado pelos professores Gislene Contessa e Acácio Penedo, apresentações culturais pelo grupo de danças infantil e mirim da Escola Municipal Bruno Laux/Centro de Referencia de Assistência Social/CRAS e invernada do DTG Poncho Verde de Panambi. Seguido com jantar típico “Carreteiro” beneficente, organizado pelos Vereadores e doado para Liga Feminina de Combate ao Câncer.

Um grande público prestigiou a programação de abertura do Galpão Farroupilha, durante a semana ao meio será destinado para as secretarias municipais realizar almoço, e a noite para as entidades usufruir do espaço público com janta típica e atrações de talentos musical e cultural. Segundo o prefeito Valmir Land estão de parabéns a Comissão Organizadora de eventos da administração municipal e as entidades parceiras fazendo a diferença na organização tornando a praça central um espaço cultural de lazer e entretenimento para as famílias condorenses, cabendo ao Poder Executivo apoiar essas iniciativas.

No dia 20/09 quarta-feira Feriado Estadual, segue a programação na praça central com a seguinte programação: 10hs – Celebração Crioula; 11hs – Homenagem aos patrões do CTG Tropeiro da Liberdade; 12hs – almoço típico “puchero” valor R$ 10,00 organizado pelo Greminho/Grupo Moto Grupo Garras de Condor; 14hs – Início da mateada com distribuição de erva, tertúlia livre, apresentações de Grupo de Danças e Dtg Poncho Verde (Adulto) e outras atividades campeiras para as crianças. No feriado do dia 20/09 também ocorre paralelamente a partir das 14hs no Centro de Eventos do CRAS a programação de recepção as 1ª Damas da Amuplam, lançamento da Campanha Laços e Cores da Saúde com palestra show “Prevenção é o Foco” com Tania Mary Gomes de Curitiba-PR com distribuição do chaveiro da “Vida”.

Registro das autoridades e dirigentes de entidades de Condor que participaram do protocolo: Prefeito Valmir Land e 1ª Dama Elisangela Ribeiro; vice-prefeita Juliana do Amaral Batista Leiria; vereador Juscelino dos Santos Biron – Presidente da Câmara Municipal; Patrão do CTG Tropeiro da Liberdade – Lair Dessbesell; Patrão do DTG Poncho Verde – Gilmar Kuhn (Panambi); Pr. Alcione Giovanella repres. Comec; vice-presidente Genoira Costa Beber e profª Eunice Costa Beber Barzotto da Liga de Combate ao Câncer; Murilo Oliveira de Andrade – Diretor musical repres. O MTG, professores Gisele e Acácio coordenadores da Escola Castelo Branco. Secretários municipais: Educação – Alexandra Moura; Indústria e Comércio – Marcelo Lautert; Desenvolvimento Social – Gilberto de Moura; Administração - João Luiz Lopes; Agricultura e Desenvolvimento – Murilo Oliveira Andrade – Coordenador da Saúde – Arno Matschinske Jr e Fazenda – Juliano Fehlberg. Vereadores: Juscelino Biron; Jeferson Fritsch; Valdir Linn; Clecy Araújo; Rodrigo Schindler; Lauri Springer; Claudia Strucker; Carlos Tean Teixeira; Fabio Schirrmann e Patricia Lautert.

 

FONTE: João Luiz Lopes, (Secretário da Administração)