Como funciona o marketing boca a boca na Internet?

Como funciona o marketing boca a boca na Internet?

Marketing & Vendas
Typography

O marketing boca a boca não é uma estratégia de marketing nova. De forma simples, esta forma de promoção é formada pelos testemunhos e opiniões deixadas pelos clientes e pelos amigos dos clientes que, de forma indireta, atuam como agentes promotores da sua marca ou empresa.

Com o aparecimento da Internet, o marketing boca a boca ganhou uma nova dimensão e novos canais: os websites, blogs e, sobretudo, as redes sociais. Quando falamos de marketing boca a boca na Internet, podemos também utilizar o termo buzz marketing. O buzz marketing não é mais do que aquele burburinho que se cria em torno de uma marca, seja pelo lançamento de um produto inovador, seja por uma campanha polémica.

Controlar esse buzz é extremamente difícil, senão impossível. Por isso, é importante que as empresas sejam capazes de deixar boas impressões e fazer com que os clientes deixem reviews positivas, em vez de negativas.

A grande eficácia do marketing boca-a-boca justifica-se essencialmente pelo facto de não ser a empresa a ocupar o papel de agente promotor. Em vez disso, há uma pessoa desinteressada – que não ganha nada com a recomendação – e que põe em risco a sua própria credibilidade por um produto ou serviço.

Fatos sobre o marketing boca a boca

A agência de comunicação Yokoco analisou o processo do marketing boca a boca e chegou a conclusões surpreendentes.

– 96% das pessoas já recomendou um produto ou serviço a alguém.

– 93% dos consumidores já conheceram uma empresa porque esta lhe foi recomendada.

9 em cada 10 pessoas consulta a página da empresa que lhes foi aconselhada antes de a contactarem.

– Os reviews, as páginas das redes sociais e os websites são as páginas mais utilizadas para conhecer os produtos e serviços das empresas recomendadas.

As Redes Sociais

Embora seja difícil de controlar, o buzz marketing pode ser provocado. Como tal, têm surgido muitas empresas de marketing digital que se propõe a trabalhar esta área.  O objetivo é fazer com que as pessoas falem sem que tenham de gastar enormes quantias em publicidade de massa.

As redes sociais são uma componente muito importante de qualquer estratégia. À sua utilização está intrínseco o conceito de marketing boca a boca. Porquê? Porque todas elas permitem comentar, partilhar ou fazer “gosto” nos conteúdos que lá colocamos. Ative estes interesses e descubra como ser bem-sucedido nas redes sociais.

Para receber informações em seu e-mail preencha com seus dados abaixo.
Suas informações são sigilosas e somente utilizadas por este portal.