Medos & Fobias

Medos & Fobias

Coaching, PNL & Sucesso
Typography

MEDO
O medo é uma emoção natural. Ele é um aliado, que nos protege e avisa de perigos reais. Sem o medo, atravessaríamos na frente de carros, não teríamos cuidado com animais ferozes e venenosos ou com doenças contagiosas, etc. Tanto nos seres humanos como nos animais, o medo tem por objetivo promover a sobrevivência. 

Medo é uma emoção desencadeada quando o cérebro percebe um estímulo como ameaça, perigo. Isto desencadeia uma reação no organismo que libera hormônios e produtos químicos preparando o corpo para a ação: lutar ou fugir. Como resultado, acontecem várias mudanças físicas: a pressão arterial e a freqüência cardíaca aumentam, a respiração acelera, sudorese aumenta, as pupilas se dilatam, os músculos enrijecem. O estímulo pode ser real ou imaginário: uma bomba, um tiroteio, uma barata, um auditório cheio de pessoas, um barulho estranho em casa à noite quando você está só…

O medo normal é bom, o medo exagerado, irracional é destrutivo e limitante. 

FOBIA
Quando esse medo é desproporcional à ameaça, irracional, levando a pessoa a evitar as situações causadoras de medo, é chamado de fobia. A fobia muitas vezes leva a pessoa a sofrer só de pensar no objeto da sua fobia fazendo com que ela vivencie todas as sensações desagradáveis que sentiria se estivesse frente a ele (ansiedade antecipatória). 

O sofrimento é enorme. Para fugir disto, a pessoa passa a evitar qualquer atividade que a faça entrar em contato com o objeto do medo ou até pensar nele. Como resultado, sua rotina, sua vida pessoal e profissional ficam afetadas e limitadas.

Quem tem uma fobia, ao se deparar com (ou apenas imaginar) as situações ou objetos fóbicos, sente um grande medo e pelo menos quatro dos seguintes sintomas físicos: 
• desconforto no peito
• falta de ar
• formigamento
• ondas de calor ou frio
• palpitações
• sensação de desmaio 
• sudorese
• tontura ou vertigem
• tremores 

QUANDO TRATAR

Algumas fobias não limitam a vida da pessoa. Por exemplo, se a pessoa tem fobia de cobra, mas mora na cidade, poderá conviver com este fato sem maiores problemas. Mas quando a pessoa percebe que a sua vida está ficando limitada e que isto está interferindo em outras áreas de sua vida (trabalho, relacionamentos), está na hora de tratar a fobia. 

Identificar seu medo ou fobia é o primeiro passo para acabar com eles. Saiba que muitas pessoas têm fobias e que as fobias podem ser tratadas. O tratamento mais indicado é a terapia. Com as modernas técnicas de mudanças da EFT e da PNL eliminar medos e fobias é possível e rápido. Procure um profissional com treinamento e experiência. 

LIBERTE-SE!