Os principais atributos da Liderança

Os principais atributos da Liderança

Coaching, PNL & Sucesso
Typography

As características seguintes fazem parte da conduta de um líder:

1 - Coragem inabalável, baseada no conhecimento de si mesmo e da ocupação que exerce. Nenhum seguidor quer ser dominado por um líder que carece de autoconfiança e de coragem. E nenhum seguidor inteligente continuará dominado por ele durante muito tempo.

2 – Autocontrole. O homem que não consegue controlar a si mesmo jamais conseguirá controlar os demais. O autocontrole dá um forte exemplo aos seguidores, que os mais inteligentes entre eles imitarão.

3 – Agudo senso de justiça. Se não possuir senso de imparcialidade e justiça, nenhum líder pode conquistar e manter o respeito de seguidores.

4 – Certeza de decisão. O homem que hesita ao decidir demonstra que não está seguro de si e que não pode liderar com sucesso.

5 – Clareza de planos. O líder vitorioso tem que planejar o trabalho e trabalhar o plano. Aquele que se move seguindo palpites, sem planos práticos, precisos, podem ser comparados a um navio sem leme. Mais cedo ou mais tarde, encalhará nas rochas.

6 – Hábito de fazer mais do que aquilo pelo que se é pago. Um dos ônus da liderança é a necessidade de boa vontade do líder de fazer mais do que exige de seus seguidores.

7 – Personalidade agradável. Nenhum indivíduo desleixado, descuidado, pode tornar-se líder bem-sucedido. Liderança exige respeito. E seguidores não respeitarão o líder que não tira altas notas em todos os fatores da personalidade agradável.

8 – Solidariedade e compreensão. O bom líder tem que ser solidário com seus seguidores. Além disso, precisa conhece-los e a seus problemas.

9 – Domínio de detalhes. A boa liderança exige que o líder domine os detalhes de sua posição.

10 – Disposição de assumir plena responsabilidade. O bom líder deve estar disposto a aceitar plena responsabilidade pelos erros e deficiências de seus seguidores. Se tentar eximir-se da responsabilidade, não continuará como líder. Se um dos seguidores comete um erro e demonstra que é incompetente, o líder precisa aceitar o fato de que foi ele quem fracassou.

11 – Cooperação. O bom líder tem de compreender e aplicar o princípio do trabalho cooperativo e ser capaz de induzir os seguidores a fazer o mesmo. Liderança exige poder e poder exige cooperação.

 

Há duas formas de liderança. A primeira, e de longe a mais eficaz, é a liderança pelo consentimento e com a solidariedade dos seguidores. A segunda é a liderança pela força, sem consentimento e sem solidariedade.

 

A liderança pelo consentimento dos seguidores é a única que pode perdurar.

 

Pense e enriqueça/Think and gonna be rich.

Napoleão Hill.