Pesquisadores do combate ao câncer são homenageados em Porto Alegre

Pesquisadores do combate ao câncer são homenageados em Porto Alegre

Porto Alegre
Typography

Grupo descobriu como fosfotoelamina sintética controla células com tumor.
Médicos de SP se emocionaram ao encontrarem pacientes na Assembleia.


Pesquisadores paulistas que desenvolveram uma substância que pode ajudar a combater o câncer se emocionaram ao receber uma homenagem nesta quarta-feira (14) na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Após o evento, eles receberam o carinho de pacientes e familiares, como mostra reportagem do RBS Notícias (confira no vídeo).

O grupo descobriu como a fosfoetanolamina sintética pode controlar as celulas com tumor. A substância faz uma espécie de marcação nas células cancerosas. Com isso, elas ficam mais visíveis para o sistema imunológico combatê-las.

\\\"Esta substância, quando utilizada em câncer, tem conseguido obter resultados fantásticos. Então eu não vejo porque não experimentar isso\\\", disse o pesquisador Gilberto Chierice.

\"\\"\\"\"

Mais de 500 pessoas receberam os médicos, que também acertaram um programa de cooperação com dois laboratórios estaduais, que devem passar a produzir as cápsulas, hoje feitas apenas na Universidade de São Paulo (USP). \\\"Se ele amenizar 20% ou 30% de todo o sofrimento que esta doença causa, já é muita coisa. É muito mais do que muito remédio que tem liberado aí faz\\\", destaca o pesquisador Renato Meneghello.

O governo estadual também deve apoiar o processo para aprovar a substância na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). \\\"Lido muito com saúde durante a semana e vejo o clamor das pessoas\\\", diz o deputado Marlon Santos (PDT). \\\"É hora de acordarmos. O estado do Rio Grande do Sul acordou\\\", acrescentou.